quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UNIVERSITÁRIOS, a luta pela realização de Sonhos.


Todos nós temos muitos sonhos, e além de sonhar, queremos realizá-los, é muito triste vermos uma barreira impedindo a luta pela realização de algo que almejamos, principalmente quando essa barreira está relacionada às pessoas que deveriam contribuir, pessoas essas que nós escolhemos para nos representar.
Nesses últimos anos o número de estudantes universitários no município de Moraújo, vem crescendo de forma significativa, isso constata que o trabalho realizado nas escolas, assim como o acompanhamento da família em casa, estão gerando frutos, contribuindo para a dedicação nos estudos, bem como a confiança que os mesmos passam a ter em seu próprio potencial.
 Sabemos que para ingressarmos numa Universidade temos que passar primeiro pelo tão temido “Vestibular”, isso caracteriza toda a luta e esforço do pré-universitário. Alguns passam de primeira, outros após algumas tentativas, o importante é não desistir.
 Mas será que todo esse esforço está realmente valendo, sendo reconhecido? Em relação ao município de Moraújo, podemos ver que não, já faz vários dias que o ônibus que transportava os alunos à Sobral foi retirado por falta de pagamento, gerando angústia para os estudantes e suas famílias, e também para outros cidadãos, que muitas vezes, acabam se calando e aceitando essas imposições.
 Assim os universitários são obrigados a se virarem como podem, lembremos que a maioria faz parte de famílias humildes, que não possuem tantas condições financeiras assim, que sofre para pagar transporte ou aluguel em Sobral.
 São assim obrigados a encarar a realidade, alguns ficam por aqui mesmo pagando passagem diariamente, o que reflete na infreqüência na Universidade, devido não haver dinheiro suficiente para pagar transporte todo dia, outros são obrigados a passar a semana toda em Sobral, na casa de amigos, precisando também de dinheiro para se manter por lá. E o mais TRISTE, os que não podem fazer, realizar nenhuma das ações anteriores, correm o risco de trancar temporariamente o seu curso, atrasando sua conclusão.
O que deveria ser motivo de orgulho para a cidade, está sendo desvalorizado. GENTE! O que eles querem? Querem que os jovens terminem o ensino médio e fiquem no ócio, fiquem presos a um “empreguinho” temporário junto à Prefeitura, ou que trabalhem na roça, carnaubal? Não é desvalorizando esse tipo de emprego/serviço, mas é mostrando que todos esses UNIVERSITÁRIOS estão em busca de oportunidades para terem melhores condições de vida, além de estarem contribuindo de forma significativa para a cidade, a qual vai poder, daqui a alguns anos, contar com profissionais capacitados para atuar em diversas áreas do conhecimento.
Já fui universitário, já passei por várias experiências, inclusive discussões com colegas de outras cidades, posso citar o caso de Croatá, onde a prefeita de lá presta total apoio à educação. Inicia pagando cursinho pré-universitário, além de pagar apartamentos em Sobral para os estudantes aprovados no Vestibular, isso devido a distância de Croatá em relação à Sobral, sem contar que ainda patrocina ônibus para deixá-los na segunda-feira e buscá-los na sexta-feira, quinzenalmente. E ainda contribui com a alimentação.

Cabe refletirmos, porque em algumas cidades existe todo esse apoio? Enquanto os universitários moraujenses não podem receber apoio pelo menos com auxílio ao TRANSPORTE ESCOLAR?.

Francisco Ferreira de Souza Filho

2 comentários:

  1. è isso mesmo vamos mudar essa realidade e lutar pelos nosso ideais.Chega de ficarmos calados..

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que a Prefeitura não é obrigada a oferecer esse serviço mas pensem no futuro da cidade onde será uma covardia se os investimentos que estão vindo para Moraujo, tiverem de buscar mão-de-obra qualificada de fora da cidade pois os daqui não puderam se qualificar devido as dificuldades impostas pela prefeitura e transporte público não oferecidos MORAÚJO É UMA VERGONHA!!!!!!!.

    ResponderExcluir